Esse blog tem por finalidade principal conscientizar a sociedade para a transparência e seriedade no serviço público, além de fiscalizar o atual governo de Parauapebas, ineficaz e corrupto ao extremo. Pedimos a colaboração de todos para fazermos com que nosso prefeito e alguns secretários sigam o mesmo caminho de Jáder Barbalho, com uma diferença, que aqui os ladrões dos cofres públicos sejam presos, algemados, processados, condenados e o erário seja ressarcido. CERTO Ministério Público?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SE DEPENDER DO PT, A CORRUPÇÃO AINDA VAI LONGE!

Enviado por Ricardo Noblat - Política

Julgamento como sinal do fim da impunidade? Menos! Menos!


Marina Bertucci Ferreira

A sessão de hoje, provavelmente a penúltima dedicada à dosimetria das penas dos condenados pelo esquema do Mensalão, discutiu as punições dos deputados que receberam do Partido dos Trabalhadores dinheiro para que votassem de acordo com os interesses do governo.

As penas de hoje foram bem mais brandas do que as atribuídas aos núcleos considerados essenciais para a operacionalização do esquema.

Valdemar Costa Neto, deputado pelo PR, teve sua pena definida em 7 anos e 10 meses, que será cumprida em regime inicial semiaberto. Mal foi “resolvida” a questão do parlamentar no esquema do Mensalão, porém, já se vê seu nome associado a um novo escândalo.

A Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, desarticulou uma quadrilha que atuava junto a agências reguladoras em busca de benefícios a empresas privadas, como o trâmite acelerado de processos administrativos ou a confecção de notas técnicas sob medida.

A Polícia Federal apurou 1.169 ligações supostamente feitas pelo grupo criminoso a um telefone do PR, partido de Costa Neto, bem como comunicações diretas que teriam sido feitas entre um dos chefes da quadrilha e o deputado, em 2010 e 2011.

Mensalão ou venda de pareceres, vemos que a corrupção é endêmica no Brasil e, como tal, será difícil de ser erradicada. Especialmente porque vivemos sob uma ordem em que não há problema em se dar um “jeitinho”, ou beneficiar interesses privados sobre o interesse público.

Apesar da onda de otimismo gerada por esse julgamento que se encontra agora no final, visto por muitos como um possível ponto final na impunidade daqueles que incorrem em práticas corruptas, a verdade é que ainda é cedo para dizer que as condenações aqui vistas servirão de exemplo àqueles que pretendem cometer crimes semelhantes.

Os resultados das últimas eleições, ao menos, já demonstraram que a população, como um geral, não se deixou levar pelo que tem sido veiculado por todas as mídias desde o mês de agosto a respeito do Mensalão.

Aliás, mesmo em relação ao julgamento, apesar das condenações e penas praticamente todas definidas, ainda há algum tempo, entre acórdãos, embargos e mandados, para que vejamos se, e como, serão cumpridas as determinações do STF.

Combinando os resultados das últimas eleições aos escândalos que aparecem a todo o momento, é um pouco difícil ter essa noção de que a corrupção no Brasil está perto de acabar. E a conivência da população com tudo o que acontece não melhora em nada o cenário.

Assim como a corrupção, apesar da falsa impressão, o julgamento do Mensalão ainda está longe de efetivamente acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário