Enviado por Ricardo Noblat -
17.5.2012
| 5h32m
POLÍTICA
Sistema da Lei de Acesso tem 708 pedidos no primeiro dia
Demétrio Weber, O Globo
A Controladoria Geral da União (GCU) divulgou na noite desta quarta-feira que o sistema eletrônico criado para centralizar os pedidos de informação pela Lei de Acesso computou 708 pedidos, neste primeiro dia de vigência da lei, até as 18h.
O sistema pode ser acessado pelo site do Acesso à Informação. Segundo a CGU, os Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) de todos os ministérios funcionaram corretamente nesta quarta-feira.
O órgão que concentrou mais pedidos de informações foi o Banco Central, com 49 solicitações, ou 7% de todas as demandas. em segundo lugar, o Ministério do Planejamento registrou 37 pedidos, seguido pelo Ministério das Relações Internacionais, com 36. à Presidência foram encaminhados 22 pedidos. Para a CGU, 21 pedidos foram enviados, mesmo montante de demandas feitas ao BNDES.
Os órgãos divulgaram ao longo desta quarta-feira as medidas tomadas para atender às novas regras. O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), anunciou a criação de uma comissão encarregada de classificar documentos da Casa Legislativa para fins de divulgação, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor hoje.
Aprovada pela Mesa Diretora, a nova comissão nasce 180 dias após a sanção da lei. Sarney destacou também o lançamento, na última terça-feira, do Portal e-Cidadania, que reúne num único endereço virtual na internet diferentes informações do Senado.
_____________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário