Esse blog tem por finalidade principal conscientizar a sociedade para a transparência e seriedade no serviço público, além de fiscalizar o atual governo de Parauapebas, ineficaz e corrupto ao extremo. Pedimos a colaboração de todos para fazermos com que nosso prefeito e alguns secretários sigam o mesmo caminho de Jáder Barbalho, com uma diferença, que aqui os ladrões dos cofres públicos sejam presos, algemados, processados, condenados e o erário seja ressarcido. CERTO Ministério Público?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PREMONIÇÃO????????????????????????????????????????

31/05/11
Escrito por Zé Dudu em artigos.

Assisti atentamente a reportagem produzida pela TV Liberal em Parauapebas que mostrou um paralelo entre a arrecadação do município e o contraste devido aos problemas que afetam o município, principalmente nos bairros periféricos e invasões, mostrados detalhadamente pela reportagem, assim como a entrevista concedida pelo prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen cujo vídeo, gentilmente cedido pela TV Liberal em Parauapebas está disponível no Blog.

Essa pirotecnia que se tornou o caso dos recursos oriundos da CFEM denunciados pelo então presidente da Vale, Roger Agnelli, assim como as CPI’s em andamento na Câmara de vereadores de Parauapebas devem ser analisados de forma clara pelos moradores de Parauapebas e só depois eles devem tomar partido.

Parauapebas é um município com quase 200 mil habitantes, cheio de problemas em diversos setores. Falta-nos quase tudo e a grande culpa disso deve-se ao atual prefeito Darci Lermen e aos outros que aqui passaram: Faisal Salmen, Chico das Cortinas e Bel Mesquita.

Os gestores de Parauapebas criaram uma raça política movida a agrados. É preciso agradar, contemplar com cargos, fazer sempre um mimo para que a classe política caminhe aliada ao gestor. Essa atitude, em contrasenso aos deveres e obrigações para que foram eleitos, deixa a população a mercê de políticos aproveitadores e inoperantes.

Quero deixar claro aqui que faço apologia para que Darci e os futuros prefeitos prestem regularmente contas não só da CFEM como quer o MP e alguns vereadores, mas de todos os recursos que abastecem os cofres da PMP. Torço para que as administrações cumpram com o que prometem quando em período eleitoral.

Disse que o fato agora tratado pela mídia havia se tornado uma pirotecnia e explico. O papel aceita tudo! Alguém, em sã consciência, acha que o Darci ou outro prefeito qualquer apresentará uma prestação de contas com erros ou com brechas para que algo seja contestado pelo MP ou pelos vereadores? Claro que não! Desde que o mundo é mundo a prefeitura de Parauapebas recebe, isso é público, assessoria externa de técnicos do TCM que jamais deixam passar nada que possa desabonar tais contas.

Alguém, em sã consciência acha que a Procuradoria Geral do Município iria autorizar o prefeito a assinar um contrato com um escritório sem que tal contrato, além de eficiente para o município, fosse lícito? Claro que não! Se, como disse o prefeito, a OAB tivesse dado parecer contrário a assinatura do mesmo, quando consultada, haveria outras formas de se contabilizar, pesquisar e ajuizar a dívida da mineradora Vale com Parauapebas.

O que está acontecendo é puramente política antecipada e da pior qualidade. A oposição ao PT não está sabendo jogar o jogo. Malha em ferro frio e dá margens para que o prefeito e sua trupe usem o que momentaneamente parece estar contra ele para, em um breve futuro, ser usado a seu favor. Na entrevista ele conta aos quatro cantos que foi o único político que teve a ousadia de “peitar” a Vale e cobrá-la na justiça. Apesar do jurídico da mineradora negar os valores devidos, já há uma pequena fortuna depositada em juízo e isso só Parauapebas tem, isso será convertido em pontos positivos para o prefeito no futuro.

Penso, apesar de desconhecer o teor do contrato celebrado com o escritório Pasinato, que qualquer um que tenha tanto dinheiro para receber de uma empresa que há mais de 10 anos se nega a pagar e recebe uma proposta como a que foi feita ao gestor de Parauapebas (de só pagar percentagem dos valores recebidos) iria aceitá-la e celebrar o contrato como Parauapebas fez.

O que os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas deveriam ter feito era ter solicitado cópia desse contrato, analisado-o minunciosamente e só depois, se encontrada alguma irregularidade, solicitado a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o contrato. Porém, essa atitude, apesar de salutar e útil, não era a mais conveniente no momento. Era preciso criar um clima de descrédito ao prefeito em troca de alguns momentos de celebridade política que em minha opinião foi um tiro no pé nos nobres edis que se intitulam oposição ao governo PT, mas que na verdade estão sendo oposição à Parauapebas.

Não cobrem deste Blog a antecipação de uma campanha política que está prevista para 2012. Não cobrem deste Blog dar margens para que o oponente (denunciado) tenha margens para se sair de vítima quando se denuncia sem o devido preparo, usando apenas a voz rouca de uma meia dúzia de gatos pingados que clamam por justiça, por obras, por prestação de contas, mas que na verdade, estão insatisfeitos por causa do gordo osso que lhes foi tirado e tirado por pura incompetência de não saber a hora certa de dar um passo atrás para depois dar dois a frente.

Um grande amigo goiano, professor de direito penal, me disse certa vez que o bom advogado de defesa ou promotor jamais pergunta a um depoente algo que ele não sabe antecipadamente a resposta, sob a pena de a resposta vir a prejudicar seu cliente. Uma pena que a oposição de Parauapebas não tenha conhecimento desse ensinamento. Se tivesse certamente não teria agido da forma como agiu.

Procurado pelo Blogger, o prefeito Darci disse que o “contrato é legal e moral, visto que quando foi assinado não se tinha a noção do valor a ser recuperado pelo contratado e que o mesmo só é remunerado pelo que efetivamente recebe”.

O Blogger vem acompanhando atentamente os acontecimentos políticos em Parauapebas, anotando tudo, arquivando discursos e material que deverá ser usado na hora correta. Lembro novamente aos que se intitulam oposição que a campanha só deve começar nos meados de fevereiro de 2012. Até lá, o mais conveniente é que se procurem adesões, façam-se escolhas, monte um eficiente time para este que promete ser um bom jogo, nunca se esquecendo que a campanha tem hora de começar e de terminar e que as discussões que muitas vezes acabam com amizades de anos devem ser esquecidas assim que ela termine e o vencedor seja proclamado.

Ainda é cedo, a situação ainda sequer escolheu o time titular para disputar as eleições. Com 100 milhões em caixa, como alega o prefeito e com outros tantos que irão entrar nos cofres da PMP, e que devem ser aplicados nos próximos 18 meses no município podem ter a certeza que, independente do candidato, a situação virá forte e se a oposição continuar com esse jogo de interesses particulares, cada um puxando a brasa para sua sardinha, com egos enormes a serem aguçados… vai ter que se contentar em, novamente aplaudir os adversários em outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário