Esse blog tem por finalidade principal conscientizar a sociedade para a transparência e seriedade no serviço público, além de fiscalizar o atual governo de Parauapebas, ineficaz e corrupto ao extremo. Pedimos a colaboração de todos para fazermos com que nosso prefeito e alguns secretários sigam o mesmo caminho de Jáder Barbalho, com uma diferença, que aqui os ladrões dos cofres públicos sejam presos, algemados, processados, condenados e o erário seja ressarcido. CERTO Ministério Público?

segunda-feira, 30 de abril de 2012

NÃO SOU CANDIDATO A NADA!

Caro amigo trabalhador

Inicio esta singela homenagem te chamando de amigo porque também o sou, trabalho duro desde muito cedo, precisamente há 40 anos, tinha apenas 13 quando vendia picolé pelas ruas de Brasília, onde morei até 1971. Em Belém, em 1978, tive o meu primeiro e único emprego com carteira assinada, fui bancário por dois anos, queriam me mandar para Vigia gerenciar uma agência nova do BCN, declinei o convite e em 1979, já universitário, comprei o meu primeiro táxi, atividade que exercí por 17 anos, chegando à presidência do Sindicato dos Taxistas do Estado do Pará, cargo que renunciei em abril de 1995, tendo ainda mais 02 anos de mandato a cumprir.

Sai do Brasil, retornei em 1997, vim para Parauapebas em 1998 e desde então exerço a profissão de advogado nesta Comarca.

VOCÊ TRABALHADOR, reflita muito neste teu dia, sem você esta cidade sequer existiria, estão expoliando a nossa maior riqueza, qual seja, os recursos públicos que deveriam ser empregados para a melhoria de condições de vida e garantia de um futuro sólido para nossos filhos, não temos água tratada suficiente para nossas necessidades básicas, o esgoto está correndo a céu aberto em todos os bairros da cidade, as escolas, apesar de noticiarem o contrário, não estão preparando bem as nossas crianças, que sentirão esta negligência no futuro, não temos segurança, a saúde é péssima e em matério de lazer, empurram bandas goela abaixo da população, como se isto fosse resolver nossos problemas cotidianos.

Há 5 meses das eleições municipais, onde vamos eleger vereadores, prefeito e vice, a administração corrupta de Parauapebas, alucinadamente, gasta os recursos em obras mau executadas, que não irão durar até o próximo inverno, observem a sinalização do trânsito, dizem que investem 2 milhões de reais neste serviço porco, que não está durando 2 semanas, confirmem o que digo olhando para o pouco que já foi feito.

Neste dia 1º de maio, TEU DIA TRABALHADOR, proteste contra estes bandidos que engordaram suas contas bancárias, compraram fazendas e carrões, construiram mansões e foram passear com a família, enquanto você fica aquí "levando ferro" mas, acima de tudo, proteste no dia 07 de OUTUBRO, fora os CORRUPTOS e os LADRÕES.

NÃO SOU CANDIDATO A NADA! PARABÉNS TRABALHADOR!

domingo, 29 de abril de 2012

O MAIOR PROBLEMA BRASILEIRO, SEM DÚVIDA, É A CORRUPÇÃO.

Postado no "Blog do Noblat"
 
 
Enviado por Gaudêncio Torquato - Política

Cercando a teia da corrupção, por Gaudêncio Torquato



Os dois maiores problemas brasileiros são a segurança pública e a corrupção. A percepção da população, apurada por pesquisas de opinião, se ampara em fundamentos ligados à própria sobrevivência, no caso fatores que abrigam os mecanismos de conservação do indivíduo: os impulsos combativo e alimentar.

O primeiro explica que a vida do ser humano é uma luta permanente contra a morte. Um combate ininterrupto contra os perigos. Daí a prioridade absoluta que deposita em propostas – meio, recursos, ações, política – para sua segurança.

Já o segundo impulso leva as pessoas a buscarem os insumos e as condições que lhes garantirão bem estar físico e espiritual para enfrentar os desafios. Nesse nicho, entra a vertente da corrupção, percebida como o conjunto de desvios, contrafações e ilícitos, que resultam na apropriação de recursos públicos destinados ao bem estar da coletividade.

Noutros termos, os cidadãos inferem que corruptos e corruptores surrupiam milhões de reais que lhes pertenceriam, o que diminui a possibilidade de contar com um bolso mais polpudo e, assim, garantir o estômago mais saciado.

Sob essa compreensão, que se pode depreender da visão de Serge Tchakhotine (Mistificação das Massas pela Propaganda Política), a sociedade vê com alegria a notícia de que o Brasil dá mais um passo na guerra contra a corrupção.

O motivo de esperança é a decisão da Comissão de Juristas do Senado, que decidiu classificar como crime o enriquecimento ilícito de servidores públicos, sejam eles modestos funcionários, políticos, dirigentes de empresas e órgãos ou juízes. Trata-se de mais uma ferramenta a ser incorporada ao Código Penal, que já contempla larga faixa de crimes contra a administração pública, como peculato, extravio, sonegação, inutilização de documentos, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, concussão, corrupção passiva, facilitação de contrabando ou descaminho, prevaricação, condescendência criminosa, advocacia administrativa, exploração de prestígio, corrupção ativa e outros dispositivos versando sobre o leque da corrupção.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

QUEM MANDOU MATAR FOI MEDALHÃO!

Por Gheisa Lessa, estadao.com.br, Atualizado: 25/4/2012 15:11

Polícia reforça investigações sobre morte de Décio Sá



 
 
SÃO PAULO - As investigações sobre o assassinato do jornalista Décio Sá foram intensificadas, de acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes. Sá foi morto com seis tiros na noite de segunda-feira, quando estava sozinho em um bar, em São Luís. Por determinação do secretário de Segurança, uma força tarefa foi montada para a realização das investigações. Os responsáveis pela morte do jornalista ainda não foram identificados.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que a Delegacia de Homicídios, coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), trabalha em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Secretaria-Adjunta de Inteligência da SSP.
De acordo com a SSP do Maranhão, imagens de circuitos internos e das barreiras eletrônicas na área da Avenida Litorânea, onde fica o bar em que Sá estava no momento do crime, foram recolhidas e estão sendo analisadas pela polícia. Familiares e frequentadores do bar estão sendo ouvidos pelos delegados que acompanham o caso.
Segundo as investigações, o crime vinha sendo planejado há algum tempo, e foi executado por profissionais. De acordo com os depoimentos já prestados, a polícia afirma que o jornalista estava sendo acompanhado desde a saída da porta do jornal O Estado do Maranhão, onde trabalhava, até chegar ao bar.
A Secretaria de Segurança revela também que e ao fugir, o criminoso deixou cair o carregador da arma pistola .40. O levantamento aponta que houve uma troca de veículos. De acordo com a polícia, os criminosos teriam deixado a motocicleta em um local próximo à barreira eletrônica e seguido em um carro.
Com relação ao calibre de uso particular das forças policiais, o secretário do Estado esclareceu que o armamento pode ter chegado aos criminosos por diversos caminhos, entre os quais, as fronteiras do País. A polícia disse ainda que, segundo as primeiras investigações, o blogueiro não demonstrava estar recebendo ameaças de morte. O computador e o telefone pessoal do jornalista estão com a polícia.
________________________________________________________________

ESTE CASO VAI SER TRATADO DE DUAS FORMAS:

1º) VERSÃO PARA A MÍDIA - A QUE LEMOS ACIMA, DANDO A ENTENDER QUE ALGO VAI SER FEITO. (PONTO FINAL)

2º) A REALIDADE - POR HAVER GENTE GRANDE, E BOTE GRANDE NISSO, ENVOLVIDA, ALÉM DO VOLUME DE DINHEIRO USADO NA OPERAÇÃO ABAFA, ESTE SERÁ MAIS UM CASO SEM SOLUÇÃO, RIMA COM MARANHÃO.

A ÚNICA SOLUÇÃO!

Combatendo à corrupção
Certamente, a corrupção é um dos grandes males que afetam a sociedade brasileira, especialmente a administração pública. Nossa história mostra que as práticas ilícitas do desvio de recursos, do favorecimento de amigos e parentes e da troca de favores têm nos condenado a um estado de subdesenvolvimento crônico.
Tão grave quanto a própria corrupção é a naturalização dos comportamentos anti-éticos que são traduzidos em ditos populares como “rouba, mas faz”. O bom uso da máquina pública não deve ser vista como uma cortesia, mas como uma obrigação do governante eleito.
Viver em sociedade significa pensar no coletivo acima de seus próprios interesses. Se o cidadão paga imposto e aceita a legislação vigente em nome do bem-estar social, é imprescindível que o administrador público também o faça. O descrédito das instituições, a indiferença dos cidadãos pela política e o desinteresse pelas eleições revelam o deterioramento do convívio social.
A experiência da Amarribo no combate a corrupção municipal nasceu da constatação de que não adianta implementar projetos de desenvolvimento humano antes de neutralizar a ação daqueles que se dedicam ao desvio do dinheiro público.
Acreditamos que ao enfrentar a corrupção, criamos meios para acabar com a carência crônica de verbas que afeta milhares de municípios brasileiros. Além disso, a administração ética dos recursos públicos melhora a qualidade dos serviços básicos oferecidos a população, equilibra a circulação de recursos e possibilita a geração de novos empregos.

De onde virá o socorro?


“Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai”. (Rui Barbosa)

terça-feira, 24 de abril de 2012

MAIS UMA VÍTIMA DOS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS.

terça-feira, 24 de abril de 2012


Jornalista e Blogueiro maranhense Décio Sá é executado a tiros em São Luís-MA

O jornalista Décio Sá foi executado a tiros, na noite desta segunda-feira (23), por volta de 23h30, na Avenida Litorânea, em São Luís. Ele levou dois tiros de um homem que estava numa moto. Segundo informações, um homem desceu da motocicleta, atravessou a pista e foi até um bar onde o jornalista se encontrava e disparou 3 tiros. Um outro homem ficou aguardando o assassino do outro lado da pista.
“Foi um crime muito ousado. Foi um crime encomendado. As pessoas que entraram aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara”, disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
Segundo Aluísio Mendes, o jornalista Décio Sá levou três tiros.
Décio Sá era repórter de política de O Estado do Maranhão e autor de um dos blogs mais acessados do Maranhão
___________________________________________________________________________________________________________________
INFELIZMENTE, É MAIS UM SER HUMANO DIGNO QUE PARTE, OS MANDANTES CERTAMENTE SÃO OS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS, QUE NÃO SE CONTENTAM EM RECEBER A REMUNERAÇÃO DIGNA POR SEUS SERVIÇOS, TÊM QUE CHAFURDAR NA LAMA DA CORRUPÇÃO, NÃO SE CONFORMANDO QUANDO SÃO DESMASCARADOS. VÁ COM DEUS DÉCIO!

sábado, 21 de abril de 2012

Em Parauapebas tudo pode!

Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 21/4/2012 7:35

Governo estuda proibir novos contratos com a Delta





O governo federal estuda proibir a Delta Construções, principal empreiteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de firmar contratos com a União. Os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, determinaram na sexta-feira a abertura de processo para declarar inidônea a construtora, que faturou, só no ano passado, mais de R$ 884,4 milhões com obras federais.
O governo explica que a decisão se baseia nas numerosas denúncias veiculadas recentemente no âmbito da Operação Monte Carlo da Polícia Federal, 'com indícios veementes de tráfico de influência', e em informações da Operação Mão Dupla, que apontam o pagamento de propina e outras vantagens pela Delta a servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Ceará. A denúncia contra funcionários da autarquia e da empreiteira foi enviada na sexta-feira à Justiça pelo Ministério Público Federal no Estado.
As revelações da Operação Monte Carlo deram origem à CPI do Cachoeira, criada na quinta-feira pelo Congresso Nacional. A investigação vai apurar elos do contraventor com políticos e também com a Delta. A eventual declaração de inidoneidade criaria uma espécie de blindagem para o Planalto, que se afastaria da Delta, alvo da CPI.
Contratos cancelados
A CGU informa que a Delta terá direito a ampla defesa e ao contraditório no processo de inidoneidade. Caso receba a sanção, além de proibida de tocar novas obras para o governo, poderá perder contratos já em execução. A possibilidade de rescisão será, contudo, avaliada caso a caso, levando-se em conta estágio dos serviços e se a interrupção não prejudicaria o interesse público.
Nos últimos dias, Estados têm anunciado ações para investigar a Delta. Em Minas Gerais, por exemplo, o Ministério Público fará um 'pente-fino' em todos os contratos públicos da construtora. A decisão do governo federal só veio depois do escândalo desencadeado pela Operação Monte Carlo, que revelou indícios de envolvimento da empreiteira com a organização do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e escancarou suas relações com políticos.
A Controladoria-Geral da União e demais órgãos de controle do governo federal, porém, têm informações de supostas irregularidades cometidas pela empresa há anos. Como o Estado mostrou no último sábado, desde 2007 a CGU identificou problemas em ao menos 60 obras tocadas pela Delta no Dnit, seu principal cliente. O valor dos contratos com falhas alcança R$ 632 milhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
_______________________________________________________
A CONSTRUTORA DELTA PODE FICAR TRANQUILA, APÓS ABRIR A PORTEIRA "COFRE PÚBLICO" DE PARAUAPEBAS, VAI FATURAR OS "150 MILHÕES" E MUITO MAIS, AFINAL DE CONTAS, AQUI NINGUÉM FISCALIZA NADA.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Em Parauapebas "PHODE" - Capítulo 7

Enviado por Ricardo Noblat - 18.4.2012

POLÍTICA

A Delta e o Rio de Janeiro, por Ilimar Franco

Ilimar Franco, O Globo

O governo do Rio rompeu um contrato, para a construção de 580 casas populares em Nova Iguaçu, com a Construtora Delta, em 2009. A empresa de Fernando Cavendish, de acordo com o ex-secretário e deputado Leonardo Picciani (PMDB), havia ganhado a licitação com o preço mais baixo, mas para executar a obra pediu um aditamento do contrato no valor de cerca de 87%, sendo que a lei só permite uma revisão de até 25%.
___________________________________________________________________

AQUI EM PARAUAPEBAS, A OBRA DE 150 MILHÕES SOBRE O SEBOZINHO, SE OS VEREADORES E O MP FICAREM CALADOS, IRÁ SER ADITADA, ASSIM COMO FOI A OBRA INACABADA DO HOSPITAL MUNICIPAL, EM MAIS DE 300%.

COM A PALAVRA A CÂMARA DE VEREADORES

Por JOÃO DOMINGOS, EUGÊNIA LOPES / BRASÍLIA, estadao.com.br: 18/4/2012 3:02
COLABOROU ROSA COSTA e RICARDO BRITOS.

CPI do Cachoeira é protocolada no Congresso

O pedido para criar a CPI do Cachoeira - que vai investigar as ligações políticas do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira - foi protocolado na noite de ontem no Congresso com 67 assinaturas no Senado e 340 na Câmara. O requerimento necessitava de pelo menos 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

O PT, para amenizar os rumores de que estaria envolvido numa 'operação abafa' para proteger os parlamentares citados nas conversas com Carlinhos Cachoeira, correu ontem para colher assinaturas a favor da CPI.

O PMDB, no entanto, já trabalha para assumir o controle da CPI e se transformar numa espécie de tutor das investigações para assim negociar com o Planalto. A ideia é mostrar que a CPI é uma 'invenção do PT' e que, uma vez instalada, vai acabar respingando no governo de Dilma Rousseff por culpa do voluntarismo de seu próprio partido.

A comissão só será instalada após a leitura de requerimento de criação e a conferência de todas as assinaturas. Como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está hospitalizado e pediu licença por 15 dias, caberá a vice-presidente Rose de Freitas (PMDB-ES) convocar sessão para ler o requerimento. Em seguida os partidos deverão indicar os respectivos membros da CPI.

Detentor da presidência da CPI, por ser o maior partido no Senado, o PMDB vai esperar para ver o PT chegar ao auge do desgaste com a presidente, para assim aparecer como o 'salvador da Pátria'. 'Essa pode ser a CPI mais sangrenta da História', disse o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). 'Nós não queríamos a CPI. O PT insistiu em fazê-la. Tudo poderia ter sido resolvido pelas investigações da Polícia Federal e Ministério Público', afirmou Raupp.

Pelo Planalto, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que o governo não participará de 'nenhuma operação abafa', porque a agenda do Executivo é outra: aprovação de projetos como a Lei Geral da Copa e a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) reagiu contra a tentativa da base de excluir das investigações da CPI empresas e pessoas ligadas ao governo. 'Não podemos começar uma CPI tirando ou incluindo de uma forma discricionária A ou B, seja agente público ou privado.'

Cautela. Enquanto petistas e oposição iam atrás das assinaturas, o PMDB manteve a cautela. 'Não há mais como deixar de assinar a CPI. Mas temos a consciência de que o PMDB não é um partido com vocação para pitbull. Não temos essa espécie na nossa bancada', disse o senador Eunício Oliveira (CE). Ele avisou ainda aos petistas: 'Não botem no colo do PMDB um problema que não é dele'.

Antes de liberar a assinatura de parlamentares a favor da CPI, o PMDB buscou orientação do Planalto sobre a investigação. O líder no Senado, Renan Calheiros (AL), perguntou ao líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), qual era a ordem. Braga respondeu: 'Não tenho nenhuma orientação'.
_______________________________________________________________________
SE OS VEREADORES DE PARAUAPEBAS SILENCIAREM EM RELAÇÃO À ESTA "CACHOEIRA" DE DENÚNCIAS ENVOLVENDO O PREFEITO DARCI LERMEN E ALGUNS COLABORADORES, POR OBRIGAÇÃO LEGAL ASSUMIDA EM SUAS POSSES, IRÃO RESPONDER POR SUAS OMISSÕES, PRIMEIRO NA JUSTIÇA E, ACIMA DE TUDO, JUNTO AO ELEITORADO.

PALAVRA DE ADVOGADO.

Em Parauapebas "PHODE" - Capítulo 6

Por ALANA RIZZO , FÁBIO FABRINI / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 18/4/2012

Foco da CPI, construtora DELTA teria rede de laranjas para lavar quase R$ 26 milhões


Foco das investigações da CPI do Cachoeira, prestes a ser instalada no Congresso, a Delta Construções é suspeita de montar uma rede de laranjas para lavar dinheiro numa triangulação com outra construtora, a Alberto e Pantoja Construções e Transporte Ltda. Análise da lista de beneficiários de pagamentos realizados pela Alberto e Pantoja indica que a Delta pode ter abastecido contas bancárias em nomes de pessoas que negam, publicamente, ter recebido as quantias registradas na perícia da Polícia Federal.

Destino de R$ 26,2 milhões da Delta, a Alberto e Pantoja fez pagamentos até a um cabeleireiro. Outras transferências tiveram como destino empresas que não funcionam no endereço registrado.

O modelo da operação e as negativas reiteradas dos supostos beneficiários indicam, segundo o Ministério Público, prática de lavagem de dinheiro nas operações que movimentaram mais de R$ 25,8 milhões entre 2010 e 2011.

Entre os principais destinatários do dinheiro do esquema está Pedro Batistoti Júnior, tecnólogo e ex-funcionário da Delta em MS. Laudos da PF atestam que ele teria recebido R$ 300 mil. 'Se tivesse R$ 300 mil não precisaria pedir R$ 20 para comprar almoço. Não tenho nada com isso', disse.

Há nove anos trabalhando em um salão de beleza em Goiânia, o cabeleireiro Jefferson Dirceu Santos aparece na lista de destinatários dos recursos. 'Que? R$ 60 mil? Nunca recebi nada desse valor e muito menos dessas pessoas. Só podem ter usado o meu nome.'

Dona da Serpes, empresa de pesquisas de opinião em Goiás, Ana Cardoso de Lorenzo, que teria recebido R$ 56 mil da Pantoja, se espantou ao ser questionada pelo Estado: 'Você está doido? Nem conheço!' Um dos responsáveis pela empresa, o marido dela, Antônio Lorenzo, disse nunca ter ouvido falar na construtora investigada pela PF. 'Os valores, para mim, são exageradamente altos. Prestamos serviços de R$ 5 mil, R$ 7 mil. De cifra assim eu me lembraria', disse, prometendo fazer uma pesquisa ampla dos negócios anteriores para desvendar o 'enigma'.

As relações da Delta com a organização criminosa comandada pelo contraventor Carlinhos Cachoeira vieram à tona na Operação Monte Carlo. Segundo as investigações, Cachoeira era ligado ao então diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu. Eles negociavam contratos com o poder público. Suspeita-se que subornavam servidores públicos e que tenham participado da arrecadação ilegal para campanhas eleitorais.

Constam ainda na relação empresas de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Minas e Pará. Em São Paulo, a Camarada Confecção Ltda., que teria recebido R$ 303 mil, não foi encontrada no endereço em que está registrada no Brás. 'Não tem essa empresa aqui. Há mais de 20 anos funciona a Santar, de importação de queijos e vinhos,' disse a atendente.

Stella Mascanha Bottura, uma das donas da Safira Tecnologia, afirmou desconhecer a Pantoja ou a Delta. 'Vendemos componentes eletrônicos. Não tenho relação com essas construtoras.' A PF afirma que a empresa na Vila Formosa recebeu R$ 87,8 mil da Pantoja.

Alguns dos beneficiários das transferências admitiram, porém, relações com o antigo diretor da construtora. 'A Delta faz o serviço de coleta de lixo aqui em Catalão, mas não me lembro de ter vendido nada para eles. Fiz negócio com o diretor, o Cláudio. Mas não sei te informar o valor', explica Geraldo Donizete de Oliveira, um dos proprietários da Oliveira e Magalhães, que recebeu R$ 120 mil da Pantoja.

Registros bancários mostram repasses para pessoas e empresas de diversas regiões do País, do Paraná ao Pará. Segundo a PF, a Delta foi a única fonte de recursos da Pantoja. A Pantoja está em nome de Rosely Pantoja da Silva, que declarou rendimentos de R$ 18,4 mil no ano de 2009, e Carlos Alberto Lima, que não tem movimentação bancária desde 2004. 'A empresa investigada não declarou imposto de renda nem recolheu tributos sobre faturamento, indicando que não houve receitas declaradas ao Fisco. Entendemos que há fortes indícios de que não possua atividades operacionais condizentes com seu cadastro', afirma a PF.
_____________________________________________________________

EM PARAUAPEBAS, SE DEPENDER DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DEMAIS AUTORIDADES ENCARREGADAS DE FISCALIZAR OS RECURSOS PÚBLICOS, A DELTA, COM O APOIO DA QUADRILHA OFICIAL, VAI SE INSTALAR, MONTAR FILIAL, SANGRAR OS COFRES PÚBLICOS ATÉ O "BAGAÇO" E DEIXAR A POPULAÇÃO MISERÁVEL FALANDO SOZINHA.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Em Parauapebas "PHODE" - Capítulo 5

Por VANNILDO MENDES / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 17/04/2012

Em gravação, dono da Delta conta como é fácil 'comprar políticos'

O áudio de uma reunião do empresário Fernando Cavendish com sócios e executivos da Delta Construções traz novos indícios de como a empresa agiria para obter obras públicas.

'Se eu botar 30 milhões na mão de políticos, sou convidado para coisa pra c...', diz o empresário em um dos trechos. Uma das sete maiores construtoras no ranking do País, a Delta faturou mais de R$ 860 milhões em 2011 em obras para diversos Estados e para o governo federal - inclusive no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme levantamento dos órgãos de controle da União.

Divulgado pelo site QuidNovi, o áudio foi gravado em dezembro de 2008 pelo empresário Carlos Pacheco, ex-sócio e hoje desafeto de Cavendish, dono da empreiteira. No intuito de mostrar poder e prestígio político, o dono da Delta diz que 'até por R$ 6 milhões' ele consegue se aproximar de um senador para incluir a empresa em grandes obras federais. 'Ó! Nem precisa tanto dinheiro não... eu sou muito competente nisso... senador fulano de tal, se (me) convidar, eu boto o dinheiro na tua mão', explicou.

'Bravata'. Em nota divulgada ontem, Fernando Cavendish sustenta que o áudio foi gravado clandestinamente e que suas palavras 'foram pronunciadas em tom de bravata em meio a uma discussão entre ex-sócios que, desde então, se enfrentam na justiça'. O trecho divulgado, diz ainda, é parte editada de uma longa discussão entre os controladores das duas empresas, a Delta e a Sygma, que discutiam os termos de uma dissociação. 'O áudio não representa o que a Delta e seus controladores pensam', afirma o empresário.

Apontada como pivô do esquema criminoso comandado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira, a Delta era dirigida no Centro-Oeste por Cláudio Abreu, indiciado como um dos operadores do esquema.

Maior empreiteira do PAC, a Delta teria negociado facilidades em contratos diretamente com a cúpula do governo do Distrito Federal, em troca de favores de campanha eleitoral, segundo grampos da Polícia Federal.

Em conversas gravadas na Operação Monte Carlo, aliados de Cachoeira revelam que a diretoria da empresa no Rio 'cobrava a fatura' de doações eleitorais pressionando por nomeações e verbas. Em 2010, a Delta consta como doadora de R$ 2,3 milhões para comitês partidários - sendo R$ 1,1 milhão ao Comitê Nacional do PT e o restante ao PMDB. Não consta doação na prestação de contas de Agnelo ao Tribunal Superior Eleitoral.
_______________________________________________________________________

'Se eu botar 30 milhões na mão de políticos, sou convidado para coisa pra c...', NÃO É MERA COINCIDÊNCIA 30 MILHÕES SEREM, EXATAMENTE, 20% DO VALOR ARREDONDADO DO CONTRATO PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O SEBOZINHO. COM A PALAVRA O MINISTÉRIO PÚBLICO.

Em Parauapebas "PHODE" - Capítulo 4

Por FÁBIO FABRINI / BRASÍLIA
estadao.com.br: 17/04/2012
Conexão da Delta em Tocantins será apurada


O Ministério Público do Tocantins vai investigar contratos do governo do Estado com o grupo do empresário Rossine Aires Guimarães, apontado pela Polícia Federal (PF) como sócio do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em empresa usada para lavar dinheiro da máfia dos caça-níqueis.

Dono, ao lado do contraventor, da Ideal Segurança, o empresário doou R$ 3,7 milhões às campanhas dos partidos do governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB) e do antecessor dele, Carlos Gaguim (PMDB), com o qual também possui negócios.

Os repasses do governo somam, desde 2007, R$ 245,7 milhões. O MP pretende checar a regularidade dos contratos, firmados com a Construtora Rio Tocantins (CRT), de propriedade de Rossine e usada por Cachoeira para negociar licitações, segundo o inquérito da Operação Monte Carlo.

Num dos grampos da PF, Cachoeira pergunta a um de seus parceiros, Gleyb Ferreira da Cruz, se deve fechar uma transação com a CRT ou com a Delta Construções.

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público também vai apurar o envolvimento do secretário de Relações Institucionais do Tocantins, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, no suposto direcionamento de um contrato de inspeção veicular para o grupo do contraventor. Em conversas reproduzidas pela Revista Época, Cachoeira cita o secretário: 'Ele podia me devolver aqueles 500'.

De acordo com o inquérito, Cachoeira, Rossine e o delegado da PF Deuselino Valadares são sócios ocultos na Ideal. A mulher do policial e um laranja do empresário constam como proprietários de fato, embora, segundo as investigações da Monte Carlo, os três conduzam os negócios da empresa, que teria recebido dinheiro da Delta.

Criado em Catalão (GO), Rossine é amigo de infância de Cláudio Abreu, ex-diretor da construtora e um dos operadores do esquema. Nos relatórios da PF, ele é descrito como um financiador de campanhas, com tentáculos no poder público.

Nas eleições de 2010, o empresário repassou R$ 3 milhões ao comitê do PSDB em Tocantins. Além disso, irrigou campanhas tucanas em Goiás com R$ 800 mil. O PMDB de Gaguim recebeu outros R$ 507 mil. O peemedebista é dono da Espaço Participações, que compõe, juntamente com Rossine, o quadro societário da BPR Empreendimentos Imobiliários.

Na campanha, a CRT também repassou R$ 152 mil para o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), que concorreu ao Senado, e R$ 50 mil para o deputado Raimundo Coimbra Júnior (PMDB).

A empreiteira de Rossine mantém contratos para obras em estradas e de habitação com o governo de Tocantins. Na gestão de Marcelo Miranda, que antecedeu a Gaguim, recebeu R$ 84 milhões, o equivalente R$ 2,9 milhões por mês. Com Gaguim no poder, os repasses aumentaram: R$ 142,2 milhões ou R$ 9,4 milhões mensais. No ano passado, o Estado transferiu R$ 19,1 milhões para a empresa - segundo o governo, não houve pagamentos em 2012. No governo de Siqueira Campos, a média foi de R$ 1,2 milhão por mês. A gestão do tucano responde na Justiça por favorecer a Delta.

O MP pede a condenação do secretário de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo Barbosa, e outros quatro servidores por contratos sem licitação.

Outro lado. Rossine não foi localizado. Siqueira Campos informou que não firmou contrato com a CRT, e vem pagando compromissos dos antecessores. O governo de Tocantins alegou que a contratação emergencial das empreiteiras se deu por atrasos na aprovação do orçamento e por exigência do próprio MP. Gaguim argumentou que a CRT trabalhou 'para o Estado e não para o governador'. Assegurou que os pagamentos feitos foram autorizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
_____________________________________________________________________
ESTAMOS TODOS ABISMADOS COM A FALTA DE COMPROMISSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE PARAUAPEBAS, QUE ATÉ A PRESENTE DATA NADA FEZ PARA ESTANCAR A SANGRIA IMPOSTA AOS COFRES PÚBLICOS DE NOSSA QUERIDA CIDADE POR ESTA "GANGUE" QUE SE INSTALOU NO "MORRO DOS VENTOS".
EM TODO O BRASIL TODOS JÁ SABEM QUE A DELTA É UMA LAVANDERIA DE DINHEIRO DE "CARLINHOS CACHOEIRA", PORÉM, POR ESTAS BANDAS, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, PAZINATTO, CONTAS CONSULT, ÔNIBUS FANTASMA e AGORA, PONTE SOBRE O SEBOZINHO A PREÇO DE DIAMANTE. "TUDO PODE".

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em Parauapebas "PHODE"??????????!!!!!!!!!!!!!!!!! Capítulo 3.

Enviado por Ricardo Noblat - 16.4.2012
Política
Como a Delta se deu bem com José Dirceu como consultor

G1

(...) Em 2008 estava em curso a cisão societária entre a construtora Delta e a Sygma Engenharia.

O processo foi parar na Justiça, e o desentendimento entre os sócios acabou revelando que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva, prestou serviço de consultoria para a Delta. O contrato de seis meses foi assinado no fim de 2008.

Nessa época, os contratos da empresa com o governo federal quase dobraram. Passaram de R$ 393 milhões em 2008 para R$ 788 milhões em 2009. Atualmente, a Delta é a empresa que mais recebe dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - R$ 885 milhões em 2011.

Em entrevista à revista "Veja", em maio do ano passado, os ex-donos da Sygma, José Augusto Quintella Freire e Romênio Marcelino Machado, acusaram o ex-ministro de fazer tráfico de influência em favor da empreiteira Delta. Segundo Quintella, José Dirceu foi contratado para facilitar negócios com o governo federal.

Em uma nova nota, a Delta negou que o ex-ministro José Dirceu tenha sido contratado para facilitar negócios com o governo federal.
________________________________________________________________
DARCI E DIRCEU, JUNTOS, VIA DELTA, VÃO DAR O MAIOR DESFALQUE NOS COFRES DA PREFEIRURA DE PARAUAPEBAS. SÓ UM CEGO NÃO ENXERGA A ROUBALHEIRA PERPETRADA POR ESTA GANGUE, QUE PRECISA A TODO CUSTO GANHAR AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO, CASO CONTRÁRIO, IRÃO MAIS CEDO DO QUE IMAGINAM PARA A CADEIA.

Em Parauapebas "PHODE"??????????!!!!!!!!!!!!!!!!! Capítulo 2.

Postado no Blog "Sol do Carajás"

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Parauapebas: Darci-PT contrata DELTA CONSTRUÇÕES por mais de 147 milhões de reais

Darci Lermen-PT não perde tempo. No seu último ano de governo, juntamente com CONTINHO-PT, numa licitação mais que suspeita na SEMOB, classificou a DELTA CONSTRUÇÕES S.A, na Concorrência nº 3/2011-011SEMOB, cujo objeto é execução de Obras de Macrodrenagem do Bairro da Paz e Implantação de Sistema Viário e Ponte sobre o Igarapé Ilha do Coco, pela bagatela de R$ 147.266.741,44 (cento e quarenta e sete milhões, duzentos e sessenta e seis mil, setecentos e quarenta e um reais e quarenta e quatro centavos).

Justamente no último ano de governo!?

É o esquema de CARLINHOS CACHOEIRA em Parauapebas, mas lembrem-se, Carlinhos tá preso, igual o Chico Ferreira, aquele antigo parceiro do Darci.

E o Ministério Público acha isso tudo muito normal? Será que o MPPA não desconfia que esse contrato pode acabar no financiamento da campanha do CONTINHO-PT?

Obra mesmo, nada! Mas o MPPA nada faz!

________________________________________________________________

NO FANTÁSTICO DA SEMANA PASSADA FOI DENUNCIADA A MÁFIA ENVOLVENDO A CONSTRUTORA DELTA, O BICHEIRO CARLINHO CACHOEIRA, O GOVERNO DO DF e, PASMEM, MAIS DE 80% DAS OBRAS DO PAC. FOI DITO QUE A CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO JÁ ESTÁ ANALISANDO OS CONTRATOS E EM MAIS DE 60% DOS MESMOS EXISTEM INDÍCIOS DE SUPER FATURAMENTO DE PREÇOS.
PERGUNTAR NÃO OFENDE: NÃO SERIA O CASO DE VERIFICAR A LISURA DESTA CONTRATAÇÃO AQUI EM PARAUAPEBAS. FEDENDO TODOS NÓS SABEMOS QUE ESTÁ, AFINAL DE CONTAS, QUASE CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS É MUITO DINHEIRO.

Em Parauapebas "PHODE"??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado no "Blog do Marcel"

sábado, 14 de abril de 2012

Delta no Pebas?

Não se espantem se a Construtora Delta, famosa por acusações de irregularidades em negócios com o Governo Federal , sendo hoje a construtora que mais fatura com as obras do PAC dar com os costados na terrinha de águas rasas.

Tem uma tal ponte que vai ligar "o nada a lugar nenhum" que está sendo articulada para que a Delta toque a obra.

Quando se pensa que já se viu de tudo.
_____________________________________________________________

PARAUAPEBAS HOJE É CONSIDERADA UM PARAÍSO PARA OS MALFEITORES, AQUÍ SÓ NÃO SE CRIA "LADRÃO DE GALINHA", POIS NÃO TEM CACIFE PARA BANCAR O MOLE, QUE É O SALVO CONDUTO PARA OS QUE QUEREM SE ESTABELECER.
DEPENDENDO DA BOA VONTADE DE UNS POUCOS, OS DIAS PODEM ESTAR CONTADOS PARA ESTAS BESTAS FERAS QUE ESTÃO ATRAPALHANDO O PROGRESSO DESTA TÃO RICA E PROMISSORA CIDADE, A PARAUAPEBAS VERDADEIRAMENTE AMADA PELO HOMENS E MULHERES DE BEM.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Rei Nu

(Correio Popular, 11/09/2005)

Hans Christian Andersen foi um dinamarquês que gostava de contar estórias para grandes e pequenos. Todos conhecem a estória do Patinho Feio. Imagino que ele a inventou para consolar um menino feio, sem amigos, motivo de zombaria. Contou também a estória de uma menininha que, numa véspera de Natal, a neve caindo, tentava vender fósforos numa esquina da cidade. Ninguém parava. Ninguém comprava. Todos caminhavam apressados para suas casas onde havia uma lareira acesa, o vinho, a ceia e os presentes os esperavam. Todos queriam celebrar o nascimento de Jesus. É uma estória triste. De manhã a menininha estava morta na calçada, gelada pelo frio. É uma estória bem brasileira: não temos menininhas vendendo fósforos sob a neve que cai mas temos muitas crianças, adolescentes e velhos vendendo balas de goma nos semáforos. Eu também gosto de inventar estórias. E tenho prazer especial em re-contar estórias conhecidas dando-lhes um fim diferente.

Algumas das estórias de Hans Christian Andersen estão cheias de humor e ironia, como aquela do rei vaidoso que gostava de se vestir elegantemente. Vou recontar esta estória com dois finais: o dele e o meu.

“Havia um rei muito tolo que adorava roupas bonitas. Os tolos, geralmente, gostam de roupas bonitas. Pois esse rei enviava emissários por todo o país com a missão de comprar roupas diferentes. Era o melhor cliente da Daslu. Os seus guarda-roupas estavam entulhados com ternos, sapatos, gravatas de todas as cores e estilos. Eram tantas as suas roupas que ele estava muito triste porque seus emissários já não encontravam novidades.

Dois espertalhões ouviram falar do gosto do rei pelas roupas e viram nisso uma oportunidade de se enriquecerem às custas da vaidade da Majestade. A vaidade torna bobas as pessoas: elas passam a acreditar nos elogios dos bajuladores... Foi isso que aconteceu com um corvo vaidoso que estava pousado no galho de uma árvore com um queijo na boca: por acreditar nos elogios da raposa ficou sem queijo...

Pois os dois espertalhões-raposa foram até o palácio real e anunciaram-se na portaria, apresentando o seu cartão de visitas: “Doutor Severino e Doutor Valério, especialistas em tecidos mágicos.”

O rei já havia ouvido falar de tecidos de todos os tipos mas nunca ouvira falar de tecidos mágicos. Ficou curioso. Ordenou que os dois fossem trazidos à sua presença. Diante do rei fizeram uma profunda barretada, tirando seus chapéus.

“Falem-me sobre o tecido mágico”, ordenou o rei.

Um dos espertalhões, o mais loquaz, se pôs a falar.

“Majestade, diferente de todos os tecidos comuns, o tecido que nós tecemos é mágico porque somente as pessoas inteligentes podem vê-lo. Vestindo um terno feito com esse tecido Vossa Majestade será cercado apenas por pessoas inteligentes, pois somente elas o verão...”

O rei ficou encantado e imediatamente contratou os dois espertalhões, oferecendo-lhes um amplo aposento onde poderiam montar os seus teares e e tecer o tecido que só os inteligentes poderiam ver..

Passados alguns dias o rei mandou chamar o ministro da educação e ordenou-lhe que fosse examinar o tecido. O ministro dirigiu-se ao aposento onde os tecelões estavam trabalhando.

“Veja, excelência, a beleza do tecido”, disseram eles com a mãos estendidas. O ministro da educação não viu coisa alguma e entrou em pânico. “Meu Deus, eu não vejo o tecido, logo sou burro...” Resolveu, então, fazer de contas que era inteligente e começou a elogiar o tecido como sendo o mais belo que havia visto.

“Majestade”, relatou o minsitro da educação ao rei, “o tecido é incomparável, maravilhoso. De fato os tecelões são verdadeiras magos!” O rei ficou muito feliz.

Passados mais dois dias ele convocou o ministro da guerra e ordenou-lhe que examinasse o tecido. Aconteceu a mesma coisa. Ele não viu coisa alguma. “ Meu Deus”, ele disse, “ não sou inteligente. O ministro da educação viu e eu não estou vendo...” Resolveu adotar a mesma tática do ministro da educação e fez de contas que estava vendo. O rei ficou muito feliz com a seu relatório. E assim aconteceu com todos os outros ministros. Até que o rei resolveu pessoalmente ver o tecido maravilhoso. Mas, como os ministros, ele não viu coisa alguma porque nada havia para ser visto. Aí ele pensou: “Os ministros da educação, da guerra, das finanças, da cultura, das comunicações viram. São inteligentes. Mas eu não vejo nada! Sou burro. Não posso deixar que eles saibam da minha burrice porque pode ser que tal conhecimento venha a desestabilizar o meu governo...” O rei, então, entregou-se a elogios entusiasmados ao tecido que não havia.

O cerimonial do palácio determinou então que deveria haver uma grande festa para que todos vissem o rei em suas novas roupas. E todos ficaram sabendo que somente os inteligentes as veriam. A mídia, televisão e jornais, convidaram todos os cidadãos inteligentes a que comparecessem à solenidade.

No Dia da Pátria, a cidade engalanada, bandeiras por todos os lados, bandas de música, as ruas cheias, tocaram os clarins e ouviu-se uma voz pelos alto-falantes:

“Cidadãos do nosso país! Dentro de poucos instantes a sua inteligência será colocada à prova. O rei vai desfilar usando a roupa que só os inteligentes podem ver.”

Canhões dispararam uma salva de seis tiros. Ruflaram os tambores. Abriram-se os portões do palácio e o rei marchou vestido com a sua roupa nova.

Foi aquele oh! de espanto. Todos ficaram maravilhados. Como era linda a roupa do rei! Todos eram inteligentes.

No alto de uma árvore estava encarapitado um menino a quem não haviam explicado as propriedades mágicas da roupa do rei. Ele olhou, não viu roupa nenhuma, viu o rei pelado exibindo sua enorme barriga, suas nádegas murchas e vergonhas dependuradas. Ficou horrorizado e não se conteve. Deu um grito que a multidão inteira ouviu:

“O rei está pelado!”

Foi aquele espanto. Um silêncio profundo. E uma gargalhada mais ruidosa que a salva de artilharia. Todos gritavam enquanto riam: “ O rei está nu, o rei está nu...”

O rei tratou de tapar as vergonhas com as mãos e voltou correndo para dentro do palácio.

Quanto aos espertalhões, já estavam longe e haviam transferido os milhões que haviam ganho para um paraíso fiscal...”

Não foi bem assim que Hans Christian Andersen contou a estória. Eu introduzi uns floreados para torná-la mais atual. Agora vou contar a mesma estória com um fim diferente. Ela é em tudo igual à versão de Andersen, até o momento do grito do menino.

“O rei está pelado!

Foi aquele espanto. Um silêncio profundo. Seguido pelo grito enfurecido da multidão.

“Menino louco! Menino burro! Não vê a roupa nova do rei! Está querendo desestabilizar o governo! É um subversivo, a serviço das elites!”

Com estas palavras agarraram o menino, colocaram-no numa camisa de força e o internaram num manicômio.

Moral da estória: Em terra de cego quem tem um olho não é rei. É doido

segunda-feira, 2 de abril de 2012

TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI?????????

Desacato: de acordo com o Código Penal Brasileiro, é um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. Consiste em desacatar, ou seja, faltar com o respeito para com um funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Isto é, incorre nesse crime aquele que ofende o agente público em serviço, bem como aquele que ofende alguém em razão de função pública que este exerce. A pena prevista é de detenção, de 6 meses a 2 anos, ou multa, segundo o artigo 331 do Código Penal, sendo, portanto, considerado crime de menor potencial ofensivo. É vulgarmente conhecido como crime de "desacato à autoridade", mas se deve observar que a lei não fala em autoridade, mas em funcionário público. Assim, o direito protege não somente a dignidade da função de juízes, membros do Ministério Público, delegados de polícia ou chefes dos poderes, mas de qualquer servidor de todas as esferas da administração pública.
________________________________________________________________

ESTAMOS LEVANTANDO UM FATO OCORRIDO EM NOSSA CIDADE QUE, SE CONFIRMADO, EXPLICARÁ O DESCALABRO INSTITUCIONAL PELO QUAL PASSAMOS. A CRISE ESTÁ COMPROMETENDO A VIDA DOS CIDADÃOS DE BEM A PARTIR DO MOMENTO QUE OS RECURSOS QUE DEVERIAM SER APLICADOS PARA O BEM COMUM SÃO DESVIADOS E, SEM O COMPROMETIMENTO DAS ESFERAS DO PODER QUE TERIAM A OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAR, SE TORNA UM CIRCULO VICIOSO, QUE SÓ SE ENCERRARÁ SE A MÍDIA COMEÇAR A DENUNCIAR E, COM O MÍNIMO DE PROVAS, DER INÍCIO AO QUE VEM ACONTECENDO NO RIO DE JANEIRO E EM GOIÁS, ONDE AS ESFERAS DO PODER QUE TÊM A OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAR NÃO TIVERAM OUTRA ALTERNATIVA A NÃO SER TRABALHAR PARA APURAR E PUNIR AS FALCATRUAS DENUNCIADAS.
SABEMOS QUE A LUTA É ÁRDUA E, ÀS VEZES, INGLÓRIA, MAS, COMO DÍZ A LETRA DE NOSSO HINO: "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA"!!!!!!!!!!!!!!!