Esse blog tem por finalidade principal conscientizar a sociedade para a transparência e seriedade no serviço público, além de fiscalizar o atual governo de Parauapebas, ineficaz e corrupto ao extremo. Pedimos a colaboração de todos para fazermos com que nosso prefeito e alguns secretários sigam o mesmo caminho de Jáder Barbalho, com uma diferença, que aqui os ladrões dos cofres públicos sejam presos, algemados, processados, condenados e o erário seja ressarcido. CERTO Ministério Público?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESTAMOS COM A OAB NACIONAL. INELEGIBILIDADE NOS "FICHAS SUJAS".

Por Mariângela Gallucci / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 29/8/2011 0:19

Supremo põe Lei da Ficha Limpa na corda bamba

 
A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no País.
Em março, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a norma não teria validade para a eleição de 2010 porque foi aprovada com menos de um ano de antecedência ao processo eleitoral.
Há uma regra na Constituição Federal segundo a qual modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes. Na ocasião, os ministros somente analisaram esse aspecto temporal da lei.
Nos futuros julgamentos, eles deverão debater se a regra está ou não de acordo com a Constituição Federal ao, por exemplo, estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça.
Os contrários a esse tipo de punição afirmam que ela desrespeita o princípio constitucional da presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão judicial definitiva e sem chances de recursos.
O entendimento do Supremo será fixado durante o julgamento conjunto de três processos: duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) e uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI).
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional e o PPS pedem que o tribunal chancele a constitucionalidade da lei. Já a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) quer que a Corte declare inconstitucional um dispositivo da norma segundo o qual são inelegíveis as pessoas excluídas do exercício de profissão em razão de infração ético-profissional.
Aposentadoria. Um dos fatos que mais preocupa a ala de ministros favorável à lei é a saída de Ellen Gracie do tribunal. Uma das maiores defensoras da regra no julgamento de março, Ellen aposentou-se no último dia 8.
A presidente Dilma Rousseff ainda não escolheu o substituto ou a substituta de Gracie. É provável que o assunto Ficha Limpa seja debatido entre integrantes do governo e candidatos à vaga antes da indicação do novo membro do STF.
Ministros do STF defendem que as ações sobre a Ficha Limpa sejam julgadas antes do registro dos candidatos que disputarão a eleição de 2012. Isso evitará a confusão instalada no ano passado. O Supremo decidiu apenas em março, ou seja, cinco meses depois da eleição que a lei não valeria para 2010.
Até hoje existem políticos excluídos da disputa do ano passado tentando garantir a posse em cargos no Legislativo.
São dois os pontos mais polêmicos da lei e que devem consumir grande parte do futuro julgamento no Supremo: o que afasta da disputa eleitoral candidatos condenados, entretanto, que ainda têm chance de recorrer, e o que proíbe a candidatura de políticos condenados antes da entrada em vigor da norma.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou na última quinta-feira pareceres ao STF sobre as ações que discutem a Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Federal defende a regra.
O relator das ações, ministro Luiz Fux, deverá preparar os processos para julgamento e pedir a inclusão na pauta de votação do plenário da Corte.
CRONOLOGIA
Lei contra os fichas sujas
Apresentada por iniciativa popular, com cerca de dois milhões de assinaturas, a Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade de candidatos que tiverem condenação por órgãos colegiados ou que renunciarem ao mandato para evitar processo de cassação
5 de maio de 2010
O projeto é aprovado na Câmara dos Deputados
19 de maio de 2010
Senado aprova a lei
4 de junho de 2010
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a lei
23 de setembro de 2010
A votação no Supremo sobre a validade da Lei da Ficha Limpa termina empatada: cinco ministros a favor da aplicação em 2010 e outros cinco, contra. Nesse dia, o STF contava com apenas dez ministros, pois Eros Grau acabara de se aposentar e a vaga ainda não havia sido preenchida. O recurso julgado na ocasião era sobre o registro de candidatura de Joaquim Roriz, que concorria ao governo do Distrito Federal.
24 de setembro de 2010
Joaquim Roriz desiste de concorrer e lança a mulher Weslian como candidata para o governo do DF. Ele avaliou que seria um risco esperar a decisão do STF sobre a validade da lei
13 de dezembro de 2010
O Tribunal de Justiça de São Paulo cassa decisão que enquadrava Paulo Maluf na Lei da Ficha Limpa
23 de março de 2011
O STF decide que a Lei da Ficha Limpa entra em vigor somente a partir das eleições de 2012. Com isso, 149 candidatos impedidos de tomar posse por conta de condenações judiciais poderão assumir os cargos em todo o Brasil. O voto do ministro Luiz Fux - que havia chegado à Corte há um mês - tornou a lei não aplicável às eleições de 2010.
13 de julho de 2011
Três deputados que tinham sido barrados pela lei tomam posse na Câmara: João Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Magda Moffato (PTB-GO)

TRADUZINDO "novo arrocho fiscal e veto a gastos": MAIS DINHEIRO NOS COFRES PÚBLICOS PARA OS LADRÕES DE CARTEIRINHA.

Por Eugênia Lopes, Renata Veríssimo e Tânia Monteiro / BRASÍLIA, estadao.com.br,Atualizado: 29/8/2011 4:11

Dilma reúne coalizão em busca de apoio para novo arrocho fiscal e veto a gastos

Em meio à crise econômica mundial, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar hoje medidas de aperto fiscal para permitir que o Banco Central inicie o mais rápido possível a redução da taxa básica de juros. O pacote com o arrocho fiscal será discutido pela primeira vez em reunião do Conselho Político, convocada às pressas para hoje de manhã pela presidente. A estratégia de Dilma é mostrar o contorno real da crise para frear o apetite por gastos da base aliada.
Nas últimas semanas, rachas internos nas legendas aliadas, insatisfações com a 'faxina' promovida pela presidente - afastamento de ministros e servidores envolvidos em denúncias de corrupção - em órgãos públicos e uma crise de articulação política desencadearam no Congresso um movimento pela liberação de emendas parlamentares e de aprovação de propostas com aumentos de gastos. Para minimizar a reação da base e evitar a deterioração do clima no Congresso, a presidente Dilma Rousseff quer um clima de 'sociedade' com os partidos nas medidas a serem anunciadas.
Cenário. A presidente escalou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar aos líderes partidários um quadro detalhado da economia brasileira e internacional e fazer um relato das preocupações do governo com o agravamento da crise mundial. A grande inquietação do governo é não deixar que o baixo crescimento econômico nos países avançados afete a expansão da economia no Brasil.
A meta oficial de crescimento econômico para 2011 ainda é 4,5%, mas Mantega já admitiu que pode ficar em 4%. A preocupação é para 2012. Se o governo deixar a economia desacelerar demais este ano, será necessário um esforço maior para evitar que o crescimento fique abaixo dos 4% em 2012. A meta de superávit primário deste ano (economia que o governo faz para pagamento de juros da dívida) está praticamente cumprida, segundo os dados de julho divulgados na sexta-feira.
'São medidas que o Brasil precisa adotar neste momento', disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ele e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), vão ter uma conversa reservada com a presidente Dilma Rousseff antes da reunião do Conselho Político. 'A presidente assumiu um compromisso conosco de dar conhecimento em reunião do Conselho Político de alguma ação que o governo fosse adotar', contou o senador Humberto Costa (PT-PE).
Na reunião com os aliados, o ministro da Fazenda Guido Mantega vai reforçar discurso adotado nos últimos dias de que os estímulos à economia precisam vir pela área monetária. Para isso, o governo quer evitar o aumento de novas despesas e eliminar as pressões por novos gastos como reajustes salariais.
Bloqueio. Mantega fará um apelo aos líderes pela não aprovação no Congresso de propostas que, na prática, aumentam os gastos do governo. A ideia é bloquear a pauta existente na Câmara e no Senado com projetos como o que estabelece o piso salarial para policiais civis e militares e bombeiros (conhecida como PEC 300), a regulamentação da Emenda 29 - que amplia os gastos mínimos com ações e serviços públicos de saúde -, a proposta de aumento para o Judiciário e o fim do fator previdenciário.
Uma das propostas que o governo dificilmente conseguirá manter na gaveta é a regulamentação da Emenda 29. Favorável à proposta, o PMDB já acertou com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a votação para o dia 28 de setembro. 'Vamos advertir que a proposta será votada', afirmou líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).
'Temos de estabelecer um acordo com o governo para votar a Emenda 29', observou o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP). Além da Emenda 29, os aliados pressionam pela aprovação da PEC 300. Essa proposta representa um aumento de gastos brutal, principalmente para governos estaduais.
Ao escalar Mantega para dar explicações aos parlamentares, dois dias antes de encaminhar ao Congresso o Orçamento de 2012, Dilma quer mostrar as dificuldades que o País poderá enfrentar caso o governo não mantenha o cinto apertado.
A presidente cobrará apoio dos parlamentares da base para que evitem a aprovação de projetos com aumento de gastos para o Tesouro, sem o devido respaldo no Orçamento. O governo está convencido, e dirá isso claramente aos aliados, que com os reflexos imediatos da crise financeira internacional é preciso conter gastos. A incógnita é se, com a tensão política dos últimos dias, a base de Dilma será afável.
A CRISE POLÍTICA DA PRESIDENTE Desde junho, 4 ministros demitidos
Origem
Crise começa em junho, com saída de Antonio Palocci da Casa Civil. Em julho, denúncias de corrupção nos Transportes derrubam Alfredo Nascimento
Mais dois
Após declarações polêmicas, Nelson Jobim deixa a Defesa. Suspeitas de irregularidades abatem o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB)
Mira
Suspeitas de irregularidades e problemas de gestão deixaram fragilizados os ministros Mário Negromonte, das Cidades, e Pedro Novais (Turismo)

domingo, 28 de agosto de 2011

OBSERVATÓRIO DA CORRUPÇÃO


Sobre o projeto

O Brasil possui em tramitação milhares de processos que tratam, civil e criminalmente, de questões relativas a improbidade administrativa, corrupção, peculato e demais formas de desvio de dinheiro público, muitos deles com ampla repercussão.

Muitas são as causas da demora na conclusão de feitos processuais, tanto no âmbito administrativo como no judicial (em todas as áreas do direito), sendo quase sempre essencial um insistente acompanhamento das partes interessadas e de seus advogados para um andamento célere e um final breve dos processos.

A definição sobre a condenação ou absolvição de agentes públicos interessa a todos. É necessário que os indevidamente processados deixem essa incômoda situação e que os que se locupletaram indevidamente do dinheiro público sejam punidos.

O Observatório da Corrupção será um instrumento para que a sociedade exerça seu insistente interesse no rápido julgamento de casos de corrupção, acompanhando os andamentos e pleiteando os julgamentos em todas as instâncias.

A Ordem dos Advogados está de olho no Brasil.


Ophir Cavalcante Junior
Presidente

sábado, 27 de agosto de 2011

VOU DEDICAR A MINHA VIDA PARA QUE ESTA INICIATIVA FUNCIONE;

Extraído de: Associação do Ministério Público de Minas Gerais  - 25 de Agosto de 2011

OAB lança Obervatório da Corrupção e destaca participação da sociedade

Compartilhe
  
No lançamento, na manhã dessa quarta-feira, do site "Observatório da Corrupção" da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para acompanhamento de processos no Judiciário, o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, afirmou que esse é mais um passo para envolver a sociedade na luta contra a corrupção. "Será um site à disposição da sociedade brasileira para que ela possa conhecer o que acontece hoje e possa denunciar," disse, complementando: "Para através de sua capilaridade, fazer essa função de controle e pressão legítima".
A escolha da internet se deu, entre outras razões, por questão de custo. "Não temos condições de fazer uma campanha física, com cartazes. Por isso o mundo virtual. Sabemos da força dela", disse o presidente da OAB.
Cavalcante diz que todos os poderes têm que cumprir sua parte no combate à corrupção. "Cada um faça seu papel. O Legislativo fiscalizando, o Executivo cumprindo a lei e o Judiciário julgando." O presidente da OAB declarou que não é contra a existência de emendas parlamentares para realocar recursos, mas reclamou dos critérios usados atualmente. "A questão é o critério. Hoje não há nenhum critério técnico, é político."
O site vai permitir que os internautas, sob sigilo, façam denúncias, que, segundo Cavalcante, passarão por uma triagem pela OAB para tomar as providências necessárias e garantir o direito de defesa, "da qual não podemos abrir mão". Ele também mencionou a luta da entidade contra a ditadura militar. "A nossa participação, da OAB, da sociedade civil, que combateram a ditadura, sempre se fez em favor do país. Agora, é necessário que, conquistada a liberdade, nós cada vez mais façamos com que essa liberdade. tenha um conteúdo social, ético e moral", disse, em referência à corrupção.
Além de Cavalcante, participam do evento, entre outros, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e César Colnago (PSDB-ES), o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar, o ex-presidente da OAB Cezar Britto, representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Moura. (Globo Online)

"PRESIDENTA", COMECE A EXIGIR BONS ANTECEDENTES CRIMINAIS DE SEUS MINISTROS!

Por Evandro Fadel, de O Estado de S. Paulo, estadao.com.br, Atualizado: 27/8/2011 13:51

Gleise diz esperar que denúncias contra ela e Bernardo não reflitam disputa política

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, disse neste sábado (27), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, esperar que as denúncias que têm envolvido seu nome e o de seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, não tenham relação com a política regional do Paraná.
O PT enfrenta uma divisão em suas próprias fileiras em relação ao apoio que será dado nas eleições municipais do próximo ano. Enquanto alguns defendem candidatura própria, outros, entre eles comenta-se que está Bernardo, estariam propensos a dar apoio ao ex-deputado Gustavo Fruet (sem partido).
'Acredito que seja questão de política, mas espero que não seja. Sinceramente', disse a ministra. 'Estamos tentando fazer o melhor trabalho, representar bem o Paraná e fazer com que as coisas caminhem.' Gleise também é cotada para possível candidata ao governo do Estado em 2014. Ela esteve no município para inaugurar o Residencial Arvoredo, um conjunto com 248 casas do programa Minha Casa Minha Vida. Enquanto a entrevista versava sobre o programa, Gleise entusiasmou-se acentuando esperar que seja superada a meta de 2 milhões de casas.
No entanto, quando os repórteres tocaram nos assuntos que agitam Brasília, os assessores já começaram a encerrar a entrevista. Ela respondeu apenas sobre a sua saída da Hidrelétrica Itaipu Binacional, afirmando ter procurado a Procuradoria Geral da República (PGR), a fim de receber uma orientação. Sobre a possibilidade de restituir os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ela ressaltou que aguarda orientação da PGR.
Gleise citou o diretor-geral da binacional, Jorge Samek, que disse ter sido ele o responsável pela exoneração. 'Recebi meus direitos de verbas rescisórias', acentuou. Mas, depois que a informação veio a público, ela afirmou ter falado com o procurador Roberto Gurgel. 'Procurei a procuradoria para explicar a situação em que houve a exoneração e me coloquei à disposição para fazer esclarecimentos e também que me oriente em relação a essa situação', disse. 'Mas estou muito tranquila.'

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ATÉ QUANDO?


Por Leandro Colon e Beto Barata / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 26/8/2011 0:37

Presidente da Câmara usou avião de plano de saúde para ir a reunião do PT

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), usou aviões particulares para viajar nos fins de semana pelo País. No sábado passado, ele embarcou em um avião e um helicóptero da Uniair, empresa de transporte aéreo da Unimed do Rio Grande do Sul - seu reduto eleitoral -, para participar de eventos partidários do PT nas cidades gaúchas de Erechim e Gramado.
Procurado pelo Estado ontem, cinco dias após a viagem, Marco Maia admitiu que o voo não foi pago. Questionado sobre a origem do dinheiro que vai cobrir o gasto, afirmou que bancaria a viagem com o próprio salário. 'Eu ganho bem', disse.
Na entrevista gravada, Maia garantiu que o voo do fim de semana no avião da Unimed foi o primeiro fretado por ele no ano. 'Foi a primeira vez que utilizei um voo particular', disse.
Horas depois, o presidente da Câmara foi obrigado a mudar a versão após a reportagem confirmar que ele também viajara num avião particular, no dia 4 de junho, de Brasília para Goiânia, para assistir ao jogo da seleção brasileira de futebol contra o time da Holanda. De lá, seguiu na mesma aeronave para Porto Alegre. 'Foi um voo privado dele como cidadão', respondeu a assessoria de imprensa do presidente.
Num primeiro momento, Maia afirmou 'não se lembrar' do nome da empresa contratada nem o valor pago pelo voo do jogo da seleção. Diante da insistência da reportagem, informou que o serviço fora prestado pela Ícaro Táxi Aéreo.
Segundo a empresa, o trecho Brasília-Goiânia-Porto Alegre voado por Maia custa entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, a depender do avião. Na declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2010, Maia disse ter um patrimônio de R$ 342 mil. Ou seja, o pagamento do frete do avião corresponderia a aproximadamente 13% de seu patrimônio.
Salário. As prestações de conta da verba indenizatória (destinada ao custeio da atividade parlamentar) de Maia não registram neste ano o pagamento de aeronaves. Sobre o dinheiro usado nos deslocamentos, o presidente da Câmara disse que banca as despesas aéreas com o salário bruto de R$ 26,7 mil.
Ontem, após admitir que a viagem do sábado passado ainda não havia sido paga, assessores do deputado relataram ao Estado a preocupação em conseguir um recibo com a data da viagem, dia 20 de agosto.
Naquele dia, o presidente da Câmara usou o avião da Unimed, prefixo PT-WZC, para fazer o trecho de ida e volta entre Porto Alegre e Erechim e, depois, um helicóptero para viajar até Gramado. No dia 17 de fevereiro, dias depois de ser eleito presidente da Câmara, Maia recebeu em seu gabinete o assessor da presidência da Unimed Brasil, José Abel Ximenes, que dirige a entidade em Tocantins e Goiás.
No site da Câmara, são listados pelo sistema de busca cerca de 250 projetos de lei sob análise dos parlamentares referentes a planos de saúde. Boa parte refere-se a fiscalização dos planos, ressarcimento de despesas decorrentes de atendimento médico e coberturas obrigatórias.
O site pessoal de Maia destacou o encontro dele com o dirigente da Unimed. Ao reproduzir texto do portal da Câmara, afirmou que, 'na ocasião, Ximenes entregou ao parlamentar a publicação Ações Político-Institucionais da Unimed Brasil - Agenda 2011, na qual estão expostas as ações que devem ser desenvolvidas pela instituição neste ano'.
Na viagem de sábado passado, Maia foi a Erechim no avião da Uniair/Unimed para encontrar prefeitos e vereadores da região que formam a Associação dos Municípios do Alto Uruguai e visitar as obras da Universidade Federal da Fronteira Sul.
O prefeito da cidade gaúcha, Paulo Alfredo Polis (PT), recepcionou o presidente da Câmara dos Deputados.
De acordo com texto publicado no site do presidente da Câmara, na reunião os políticos 'agradeceram a Maia pela indicação de emendas parlamentares ao orçamento de 2011, as quais contemplam 16 cidades da região e somam R$ 2,6 milhões'.
Logo depois, o deputado encontrou-se com cerca de mil militantes e dirigentes petistas, entre eles o presidente do partido em Erechim, Claudionor Bernardi. De Erechim, o presidente da Câmara voltou para Porto Alegre, de onde partiu de helicóptero para Gramado.
A direção da Uniair foi procurada pela reportagem e informada do teor do assunto envolvendo o deputado. Mas nenhuma resposta foi dada até o fechamento desta edição.
VOANDO ALTO
VOANDO ALTO
Polêmicas sobre políticos e transporte aéreo
Mário Negromonte (PP-BA)
Ministro das Cidades
Pagou despesas de empresas de táxi aéreo - que foram contratadas durante a sua campanha nas eleições do ano passado - com dinheiro da Câmara
Paulo Bernardo(PT-PR)
Ministro das Comunicações
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Ministra da Casa Civil
Segundo a revista Época, o casal teria sido visto em avião de uma construtora que teria financiado a campanha de Gleisi ao Senado e que mantém negócios com o governo federal. Em nota, Bernardo admitiu que utilizou aeronaves de 'várias empresas' no ano passado
José Sarney (PMDB-AP)
Presidente do Senado
Usou um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para visitar sua ilha particular em junho e julho deste ano, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. O presidente do Senado admitiu ter usado o helicóptero e, em nota, disse ter 'direito a transporte de representação em todo o território nacional'
Wagner Rossi (PMDB-SP)
Ex-ministro
Voou no jatinho da empresa Ourofino Agronegócio em pelo menos duas ocasiões no ano passado. Caso foi o estopim para sua saída da Agricultura
Sérgio Cabral (PMDB-RJ)
Governador do Rio
Em junho, Sérgio Cabral foi à Bahia, em um jatinho do empresário Eike Batista, para a festa de Fernando Cavendish, dono da Delta Construções
Cid Gomes (PSB-CE)
Governador do Ceará
Em janeiro, foi 'de carona' aos EUA em avião do empresário Alexandre Grendene, dono da indústria de calçados que leva o seu sobrenome
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Ex-senador
Em 2009, foi acusado de usar recursos da sua cota de passagens aéreas no Senado para fretar jatinhos. O procedimento não era permitido pela Casa
Ronaldo Sardenberg
Ex-ministro de FHC
Entre 1996 e 1998, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia foi acusado de usar aviões da FAB para viagens particulares a Fernando de Noronha

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROCURA-SE O ALI BABÁ! OS MAIS DE 40 LADRÕES JÁ FORAM IDENTIFICADOS.

Por Eduardo Bresciani / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 25/8/2011 17:42

PSDB vai à PGR contra Gleisi e quer explicações sobre acordo com Itaipu

O PSDB vai acionar na próxima semana a Procuradoria-Geral da República pedindo investigação sobre a saída da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Itaipu Binacional, em 2006. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que a ministra fez um acordo para ser demitida em vez da 'exoneração a pedido'. Com isso, Gleisi pode receber a multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no valor de R$ 41 mil, além de sacar outros R$ 104 mil do fundo.
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), destacou que a ministra foi diretora financeira da estatal. 'Como diretora financeira, ela pagou a si própria. Isso precisa ser investigado'. Além da representação na Procuradoria-Geral da República, os tucanos pedirão a convocação da ministra na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Os tucanos vão pedir ainda que outro ministro compareça à Casa. Eles apresentarão um requerimento de convocação para que Mário Negromonte (Cidades) preste esclarecimentos sobre a denúncia da revista Veja de que ele se reuniu com parlamentares e ofereceu R$ 30 mil mensais em troca de apoio.

MP, UM FIO DE ESPERANÇA!

Por Lilian Venturini, estadao.com.br, Atualizado: 25/8/2011 11:39

MPF vai recorrer da decisão que permite supersalário a funcionários do Senado

 
A Procuradoria Regional da República 1ª Região (PRR1), do Ministério Público Federal, anunciou que vai recorrer da decisão judicial que liberou o pagamento de supersalários a servidores do Senado. A decisão favorável ao pagamento de salários acima do teto constitucional foi tomada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, Olindo Menezes, na terça-feira, 23
O processo é objeto de análise no MPF, que tem dez dias para recorrer da sentença a partir do recebimento da intimação, o que não havia ocorrido até essa quarta-feira, 24.
Em sua decisão, Olindo Menezes aceitou o recurso da Mesa Diretora do Senado, que pedia a manutenção do pagamento acima do atual teto de R$ 26,7 mil. Esses valores estavam suspensos havia dois meses, por decisão do juiz federal Alaor Piacini, da 9.ª Vara Federal de Brasília.
De acordo com Menezes, a decisão liminar afetou a vida de centenas de servidores ativos e inativos do Senado. 'A decisão atenta contra a ordem administrativa, na medida em que, de forma abrupta, inviabiliza o funcionamento do serviço público do Senado Federal. Sem falar na alteração, sem contraditório, de inúmeras situações jurídicas constituídas e seladas pelo teste do tempo. Inclusive no que se refere a proventos e pensões estatutárias.'
O vencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é o teto salarial do funcionalismo, e por lei, nenhum outro servidor público poderia ganhar mais do que isso. A decisão judicial é resultado de uma ação do Ministério Público. Desde julho, o Senado vinha respeitando o abate-teto, cortando os pagamentos excedentes.

OS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS NÃO RESPEITAM NEM A MAIOR PAIXÃO NACIONAL.


Por Fernando Gallo, estadao.com.br, Atualizado: 25/8/2011 1:18

Ação do Turismo para Copa tem ONGs suspeitas

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades em convênios firmados pelo Ministério do Turismo com duas associações que recebem regularmente da pasta há anos e participam do Bem Receber Copa, projeto de qualificação profissional para a Copa de 2014 gerido pelo ministério. A investigação do TCU foi feita nos anos de 2008 e 2009.
Os auditores afirmaram haver 'irregularidades bastante graves' em convênios firmados pelo ministério com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e classificaram a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) como uma 'simples intermediária de contratações'. A primeira recebeu do governo, entre 2004 e 2011, R$ 50,8 milhões. A segunda obteve, entre 2005 e 2010, R$ 12,3 milhões. Os problemas envolvendo a Abrasel foram apontados em auditoria do TCU levada à CPI das ONGs. A Abeta foi investigada em análise das contas do ministério e da Embratur.
Segundo os técnicos, no caso da Abrasel, as irregularidades estão relacionadas, principalmente 'a contratação de empresas diversas para administração dos recursos repassados pelo ministério, a título de contratação de consultoria e de empresa organizadora, consistindo em terceirização não prevista nos termos de convênio e configurando a ausência de condições da entidade em gerir os convênios'.
Os auditores do TCU apontaram uma série de irregularidades em licitações feitas pela Abrasel. Segundo eles, a associação permitiu que o responsável pela elaboração do projeto básico de um dos convênios 'participasse e vencesse diversas licitações na condição de sócio-proprietário de empresa. A entidade também contratou diversas vezes empresa administrada por um dos seus conselheiros, além de contratar o filho de um dos sócios-fundadores'.
Os analistas afirmaram também ter havido a prática de licitações cruzadas e ainda 'ausência de interesse público' em três convênios. Em um deles, feito para implantação do 'Programa Qualidade na Mesa', foram previstas despesas no valor de R$ 590 mil para a publicação da série de livros 'Caminhos do Sabor', de alto luxo, ocorrendo, segundo os técnicos 'reversão das obras publicadas para fins comerciais'. O ministério também gastou R$ 3,2 milhões no 'Programa de Boas Práticas de Manipulação de Alimento'. O terceiro convênio, no valor de R$ 591 mil, foi assinado para o 'Fortalecimento Gerencial da Abrasel'.
Arquivados. Apesar de todos os relatórios dos técnicos e dos indícios de irregularidades, ambos os casos, Abrasel e Abeta, foram amenizados pelos ministros relatores do TCU e posteriormente arquivados. No caso da Abeta, os analistas do TCU sustentam que, em convênios firmados entre a Embratur e a associação, todas as atividades do plano de trabalho foram terceirizadas, e a Abeta atuou apenas como 'repassadora dos recursos'.
Os técnicos do tribunal viram favorecimento das operadoras de turismo associadas à Abeta, já que cinco dessas empresas prestaram serviços no âmbito do convênio, o que é vedado por lei.

A ROUBALHEIRA VAI CONTINUAR!


Por Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 25/8/2011 1:18

Dilma nega ''faxina'', mas promete ''providências''

Questionada sobre a onda de demissões na Esplanada dos Ministérios, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que a 'faxina' promovida em áreas com focos de corrupção não será meta do seu governo.
De acordo com Dilma, 'não se demite nem se faz escala de demissão, nem se quer demissão todos os dias'. 'Isso não é, de fato, Roma antiga', disse a presidente à imprensa, após cerimônia de lançamento do Crescer - Programa Nacional de Microcrédito. Em seguida, disse: 'Faxina, no meu governo, é faxina contra a pobreza. É isso que é a faxina do meu governo. Os restos, eu disse para vocês, são ossos do ofício da Presidência, e ossos do ofício da Presidência não se interrompem. Se houver, algum malfeito, tomarei providências'.
'A lei é igual para todos. Não tem aqueles que estão acima da lei, a lei é igual para todo mundo', destacou a presidente, mencionando ainda a presunção de inocência.
Setores do PT temem que a 'faxina' carimbe o governo Lula como corrupto. Em menos de três meses, Dilma perdeu quatro ministros (Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Nelson Jobim e Wagner Rossi). À exceção de Jobim, todos caíram por terem o nome associado a escândalos. Enquanto tenta minimizar as tensões com a base aliada, a presidente é confrontada com mais denúncias envolvendo outros ministros da Esplanada, como Pedro Novais (Turismo), Mário Negromonte (Cidades), Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffman (Casa Civil).
'O que eu não vou aceitar, em hipótese alguma, é que qualquer pessoa do meu governo, seja sem respeitar os princípios fundamentais que fundam a Justiça moderna, que são: respeito aos direitos individuais e às liberdades...', disse a presidente, sem concluir a frase. 'É importantíssimo você respeitar a dignidade das pessoas, não submetê-las a condições ultrajantes, e eu sei disso, porque já passei por isso', prosseguiu a presidente referindo-se ao período em que foi presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985).
Para Dilma, 'a pauta de demissões' não será assumida pelo governo, mas ela prometeu 'tomar providências'. 'Eu acho que se combate o malfeito, não se faz disso meta do governo'.

O PRIMEIRO PASSO!

Caros amigos, me refiro aqui aos verdadeiros amigos, aqueles que certamente irão compreender o sentido desta mensagem.
Há anos, exatamente 29, no ano de 1982, ao ser impedido de participar de uma atividade lícita em minha categoria à época, dentro do meu sindicato de classe, tomei a decisão de lutar para assumir a direção da entidade e, a partir de então, fazer o que eu achasse correto na direção da mesma. após 05 anos de luta, assumi a direção do Sindicato dos Taxistas do Estado do Pará, ficando à frente do mesmo até abril de 1995.
Me sinto hoje da mesma forma que me senti naquele ano, ao ver e ouvir certas colocações a respeito de minha pessoa, infelizmente, colocações estas que não posso comprovar, pois as pessoas que as presenciaram temem por suas seguranças caso testemunhem a meu favor.
A partir de ontem, testemunhado por pessoas idôneas e de reputação ilibada, decidi atuar somente na área que elegi para ser o meu campo de atuação de ora em diante, qual seja, a de família, que deve ter uma atenção mais forte por parte do Estado pois é dali que advém todo o restante, não teremos uma sociedade justa se não dermos atenção para a família.
Quanto ao desdobramento desta decisão, em outras oportunidades discorrerei sobre o mesmo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ESTA SERÁ A OPORTUNIDADE QUE O POVO ESTÁ AGUARDANDO PARA COMEÇAR A ACREDITAR NO FUTURO.

Faltando apenas 05 dias para emitir o relatório final da CPI da CFEM, que investiga a denuncia feita pelo ex presidente da Vale Roger Agnelli sobre possíveis irregularidades na aplicação de quase 700 milhões de  reais repassados a prefeitura de Parauapebas, que teoricamente deveriam ser aplicados em infra estrutura urbana e que segundo os vereadores de oposição, foi utilizado para pagar quase 10 milhões a advogados de Santa Catarina, em um contrato que até para o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) é muito suspeito, será pedido nos próximos dias o afastamento do Prefeito Darci e do Vereador presidente da comissão de investigação, Raimundo Vasconcelos do PT. Segundo os vereadores, tanto o Prefeito, como o vereador, estariam omitindo informações e atrapalhando o trabalho dos membros da CPI, impedindo o desfecho dos trabalhos, que segundo eles, será desastroso para o Governo Municipal. A oposição acredita que o Ministério Publica acatará o pedido de afastamento imediato do Prefeito, e poderá até fazer uma intervenção mais rigorosa nos arquivos do Governo para obter dados necessários para o relatório final da CPI.

Adicionar comentário

OS HERDEIROS DOS BANDIDOS CONTINUAM NO PODER.

A  Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas!
    "Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
    Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

    Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

    Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

    Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

    E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

UM POLÍTICO DE VERDADE.

DO BLOG DO WALDIR

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Câmara de Parauapebas é mais cara do país, diz IN-Revista

Fotos: Waldyr Silva
Baseada em orçamento anual de R$ 19 milhões, com um quadro de 11 vereadores, a IN-Revista (edição do mês de julho) denuncia que a Câmara Municipal de Parauapebas tem os vereadores mais caros do Brasil.

Segundo a revista, o Poder Legislativo parauapebense possui em seus quadros 529 servidores contratados sem concurso público, o que dá uma média de 48 funcionários para cada vereador, número considerado muito grande se comparado com outros parlamentos.

A revista levanta que a Câmara Municipal de Parauapebas possui mais servidores do que os ministérios de Esportes, que conta com 348 funcionários, e do Turismo, que tem em seus quadros 450 servidores públicos.

De acordo com levantamento feito pela ONG Contas Abertas, o custo mensal de cada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, chega a R$ 114 mil, inclusos aí o salário, despesas com viagens e outros auxílios. Em Parauapebas, conforme denuncia a IN-Revista, cada vereador custa aos cofres da Câmara Municipal mais de R$ 116 mil por mês.

REPERCUSSÃO
Tão logo a revista circulou, a repercussão foi grande entre os moradores da cidade, uma vez que a relação custo benefício é bastante questionada pela população. Entre muitas pessoas, os vereadores não são vistos como exemplo de trabalho e combate às verdadeiras mazelas sociais.

“É um absurdo o que acontece aqui. Você não vê um questionamento, uma crítica à prefeitura. Parece que está todo mundo no mesmo grupo. Tem bairro aqui em que você não consegue nem andar, que nunca viu presença de autoridade”, queixa-se o pedreiro Antônio Araújo Neto, após ler a reportagem sobre a Câmara.

Outra pessoa que se mostrou indignada foi a balconista Silvia Ribeiro Lima: “Realmente revoltante. Eu com o meu salário mínimo e esse povo torrando o nosso dinheiro. Fico muito triste com esse tipo de coisa, por isso já nem ando naquela Câmara”.

NEGATIVA
Procurado para se reportar sobre as denúncias, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Euzébio Rodrigues dos Santos (PT), negou à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS que o Poder Legislativo local seja o mais caro do Brasil.

Dizendo que até a última sexta-feira (19) ainda não havia tomado conhecimento do teor da matéria veiculada na revista, Euzébio Rodrigues desmente que a Câmara de Vereadores tenha hoje em seus quadros a quantidade de 529 servidores contratados.

Perguntado sobre o número exato de funcionários que a Câmara possui hoje, o presidente do Legislativo respondeu que não tinha essa informação “na cabeça”, mas acreditava que a quantidade de servidores públicos poderia chegar a trezentos.

Questionado sobre a visível falta desses funcionários em seus postos de serviços, nos gabinetes dos vereadores, Euzébio Rodrigues respondeu que “muitos servidores” da Câmara Municipal estão cedidos para órgãos do estado, como Fórum de Justiça, Delegacia de Polícia, Detran e outras repartições públicas.

Com relação à informação de que este ano a Câmara conta com orçamento de R$ 19 milhões, o presidente da Câmara de Vereadores confirma estes valores, com uma ressalva: “Na verdade, o duodécimo da Câmara este ano é de R$ 16 milhões, mais R$ 3 milhões que entraram como emenda exclusiva para construção do prédio próprio do Poder Legislativo, chegando aos R$ 19 milhões”, explica o vereador.

Euzébio Rodrigues garante que todas as despesas ordenadas pela presidência da Casa de Leis são postadas, para qualquer pessoa verificar na internet, no Portal da Transparência, segundo ele, lincado no site da Prefeitura de Parauapebas (www.parauapebas.pa.gov.br), com cópia enviada para o Tribunal de Contas dos Municípios.

DO BLOG DO BARATA

EM BREVE TEREMOS UM "ANNA HAZARE" NO BRASIL.

Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 24/8/2011 9:49

Ativista indiano se diz disposto a morrer contra a corrupção

 
NOVA DÉLHI (Reuters) - O ativista indiano Anna Hazare rejeitou nesta quarta-feira qualquer concessão ao governo na sua cruzada por leis mais rígidas contra a corrupção, e prometeu manter sua greve de fome, agora no nono dia, mesmo que isso lhe custe a vida.
Hazare, de 74 anos, já apresenta problemas de saúde, e continua reunindo milhares de simpatizantes em um enlameado terreno de Nova Délhi. O primeiro-ministro Manmohan Singh pediu, sem sucesso, que o ativista aceite pelo menos uma alimentação intravenosa, e convocou uma reunião entre vários partidos para discutir uma solução para o impasse.
A campanha de Hazare mobiliza especialmente a emergente classe média local, cansada da rotina de subornos no país, que tem a terceira maior economia da Ásia. Dezenas de milhares de pessoas já saíram às ruas em apoio ao ativista, nos mais intensos protestos sociais na Índia desde a década de 1970.
'Só perdi seis quilos e um pouco do meu rim está afetado, mas isso não é nada preocupante', disse Hazare -- cuja figura, de óculos e todo de branco, evoca a do líder nacional Mahatma Gandhi -- a seguidores no terreno conhecido como Ramlila Maidan, ao lado da velha cidade murada de Délhi. 'Até que o governo aceite todas as condições, não recuarei. Mesmo que eu tenha de morrer.'
O governo tem oferecido concessões para endurecer o projeto de lei anticorrupção, mas até agora sem conseguir encerrar o impasse. Em carta aberta a Hazare, Singh disse: 'Nos últimos dias, tenho observado com crescente preocupação o estado da sua saúde. Na pior das hipóteses, nossos caminhos e metodologias podem diferir, embora eu acredite que mesmo essas diferenças têm sido exageradas.'
As autoridades podem alimentar Hazare à força, mas isso geraria o risco de inflamar ainda mais a multidão que apoia o ativista.
(Por Paul de Bendern e Annie Banerji)

AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

domingo, 21 de agosto de 2011

OS RATOS SÃO OS PRIMEIROS A ABANDONAREM O NAVIO QUANDO ESTE COMEÇA A NAUFRAGAR.


Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 21/8/2011 7:29

Desconfiado de Dilma, PMDB faz planos para 2014

  • 71%29%
Nas reuniões com dirigentes estaduais e municipais do PMDB Brasil afora, o presidente interino do partido, senador Valdir Raupp (RO), insiste em dizer que todos devem estar preparados para a possibilidade de trabalhar por um candidato da legenda à sucessão da presidente Dilma Rousseff.
'Nós temos de construir nomes para a sucessão em 2014', disse Raupp. 'Temos vários, mas outros podem surgir.' Os peemedebistas, que já se movimentam para 2014, têm três nomes neste momento. Um deles é o do vice Michel Temer (SP). Os outros são os do ex-ministro Nelson Jobim (Defesa) e do governador do Rio, Sérgio Cabral.
Por trás dessa defesa da candidatura própria há dois recados do PMDB. Um, dirigido aos peemedebistas descontentes com a forma como julgam estar sendo tratados pelo PT na aliança, com denúncias de corrupção nos ministérios em que atuam. O outro recado é destinado à presidente Dilma Rousseff, uma esfinge que o partido não consegue decifrar.
De acordo com dirigentes do PMDB, o que o partido hoje pergunta é se Dilma é capaz de chefiar uma aliança como a que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu. Será Dilma uma parceira confiável para a manutenção da aliança? Ou será preciso construir alternativas? O PMDB tem queixas quanto ao peso do que seus dirigentes chamam de 'chicote do PT'. O partido sempre reivindicou um lugar no conselho político da presidente, para influenciar no dia a dia do governo. Mas não conseguiu. Quis a divisão do governo em partes iguais, mas o PT não aceitou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 20 de agosto de 2011

ERA PARA SER ASSIM EM PARAUAPEBAS. INFELIZMENTE AS AUTORIDADES DAQUI NÃO TÊM COMPROMISSO COM A MORALIDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA!


Por TATIANA FAVARO E JAIR STANGLER, estadao.com.br, Atualizado: 20/8/2011 9:47

Câmara de Campinas cassa mandato do prefeito

A Câmara Municipal de Campinas cassou o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), na madrugada deste sábado, após mais de 44 horas ininterruptas de julgamento. Dr. Hélio foi cassado por 32 votos a 1 - o único voto contrário foi do vereador Sérgio Benassi (PCdoB). O julgamento começou às 9h da manhã da quinta-feira, 18. Às 10h foi iniciada a leitura do processo, que tinha mais de mil páginas. Até pouco depois da meia noite deste sábado, os vereadores se revezaram na leitura do processo.

Pouco depois da 1h foi feita a leitura do relatório final, recomendando a cassação do prefeito. Entre 1h22 e 4h55, os vereadores revezaram-se na tribuna, para justificar seus votos. Depois, a Mesa concedeu 15 minutos para que o prefeito ou seu representante fizesse sua defesa. De acordo com o regimento, ele teria direito a duas horas para se defender.
Passado esse período, os vereadores votaram o pedido de impeachment do prefeito. A votação da primeira acusação aconteceu às 5h20, e isso já bastaria para cassar o mandato do prefeito. Cinco minutos depois, também pelo placar de 32 a 1, o prefeito era condenado pelas outras duas acusações.
O relatório final da Comissão Processante apresentado na terça-feira, 16, apontava as seguintes acusações: omissão do prefeito em relação às infrações político-administrativas e atos de corrupção praticados por integrantes do primeiro escalão da administração na Sanasa, irresponsabilidade legal e política de Santos na defesa de bens no caso de parcelamento de solo e comportamento incompatível com a dignidade e decoro de seu cargo ao ignorar tráfico de influência na liberação de alvarás para instalação de antenas de celulares. A defesa do Dr. Hélio deve levar o caso à Justiça.
A defesa do Dr. Hélio deve levar o caso à Justiça. Com a queda, quem assume é o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), acusado de ter recebido propina de empresários investigados pelo Ministério Público. Vilagra chegou a ser preso. O petista nega as acusações feitas contra ele.

RETRATO FALADO DA POLÍTICA EM PARAUAPEBAS!

~VAMOS VER QUAL VAI SER A MOEDA DE TROCA! eu aposto em cargos, muitos cargos.

Por DENISE MADUEÑO, estadao.com.br, Atualizado: 19/8/2011 18:19

Governo pede que PR volte à base aliada

  • 18%82%
 
A presidente Dilma Rousseff procura a reconciliação com o PR, o partido mais atingido na recente 'faxina' implementada na Esplanada dos Ministérios. Na semana em que a presidente se reuniu com os partidos aliados e o PR declarou independência, coube à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, abrir a porta para promover a volta do partido à base. O convite, em nome do governo, ainda não foi aceito nem rejeitado pelo PR. A legenda quer um tempo de 'maturação' antes de responder se voltará.
'Foi um gesto de valorização do partido. A partir desse convite, a discussão está aberta no PR, mas não há pressa para tomar decisão', afirmou o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), que se reuniu com a ministra por uma hora, ontem, junto com o deputado Luciano Castro (PR-RR), vice-líder do governo.
A saída do PR da base foi anunciada na terça-feira em discurso do presidente da legenda no Senado, senador Alfredo Nascimento (AM), ex-ministro dos Transportes, que deixou o cargo na esteira das denúncias envolvendo a Pasta. Na quarta-feira, o PR na Câmara estreou na nova posição, votando contra a orientação do governo durante análise no plenário da medida provisória que muda a estrutura dos Correios.
Do total de 32 deputados do PR que participaram da sessão, apenas Luciano Castro (RR) votou com o governo. Houve uma abstenção na bancada e 30 votos contrários aos que pretendia o Palácio do Planalto, mostrando a unidade do partido. Essa votação foi lembrada pela ministra Ideli no encontro com os deputados do PR, hoje.
Portela lembrou a ministra que o partido tomou a decisão de sair da base e adotar uma linha de independência depois de várias conversas que levaram 45 dias. Agora, esse mesmo processo terá de se repetir para avaliar se o partido voltará ou não para a base. 'A decisão é colegiada', disse o líder Portela.
O deputado Luciano Castro considerou a conversa com a ministra como uma reaproximação, sem, no entanto, haver nada concreto. Para contornar a insatisfação do PR, o deputado afirma que será necessário um amadurecimento maior como governo. 'É um começo, mas não significa muita coisa hoje', disse. Castro reafirmou que a principal insatisfação do partido foi com ao tratamento dado ao partido no episódio do ministério dos Transportes.
'O governo de alguma forma tem de reparar isso e começa com a presidente chamando o partido para uma conversa', afirmou. No caso do ministério dos Transportes, a presidente Dilma atuou diretamente, demitindo os envolvidos em suposta corrupção, ao contrário do que ocorreu no Ministério da Agricultura, também atingido por denúncias de corrupção